INSS: requerimento de auxílio-doença poderá ser feito via Correios
Segurados da Previdência Social que desejam solicitar o benefício por incapacidade temporária ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), antes conhecido como auxílio-doença, terão em breve uma opção mais ágil e conveniente para realizar o pedido. Em uma nova iniciativa, os trabalhadores poderão requerer o benefício e entregar laudos e atestados médicos em agências dos Correios.
Esta mudança faz parte da tentativa do INSS de ampliar ainda mais o uso do Atestmed — sistema on-line que dispensa o exame presencial feito por um médico perito, pois permite ao segurado o envio da documentação emitida pelo médico que o acompanha pelo portal ou pelo site Meu INSS para avaliação à distância.
Leia Mais
Reajuste em 2024: União cogita reajuste nominal, com diferentes porcentagens para cada categoria Entenda: Garis do Rio terão meia-entrada em espaços culturais, após derrubada de veto na Câmara Municipal
De acordo com informações antecipadas pela Folha de São Paulo e confirmadas pelo EXTRA, os testes para essa nova modalidade de atendimento devem ter início com um projeto-piloto em Fortaleza (CE), a partir de 18 de março. Depois, a novidade deverá ser expandida para todo o país.
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e concursos e receba as principais notícias do dia
Os segurados terão duas opções para utilizar esse novo canal de atendimento:
Comparecer diretamente a uma agência dos Correios, onde um funcionário auxiliará no pedido e digitalizará laudos e atestados médicos Iniciar o requerimento por meio da central telefônica 135 e, posteriormente, se dirigir a uma agência dos Correios apenas para apresentar laudos e atestados médicos, complementando assim a solicitação
O argumento do governo para promover essa mudança é a necessidade de liberará a força de trabalho dos médicos peritos para outras análises, como requerimentos de Benefício de Prestação Continuada/Loas) — concedido a pessoas acima de 65 anos de baixa renda e pessoas com deficiência também carentes — ou revisões periódicas de outros benefícios. Além disso, o Executivo destaca uma economia de recursos com o uso mais intensivo do Atestmed.
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Descontos e promoções e receba as principais notícias do dia
O sistema permite que a solicitação seja feita através do aplicativo ou site Meu INSS, onde o atestado médico pode ser apresentado em formato digital, sem a necessidade de deslocamento.
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal INSS, FGTS e seus direitos e receba as principais notícias do dia
Atualmente, o INSS conta com cerca de 1.600 agências em todo o país, enquanto os Correios possuem aproximadamente 11 mil unidades, das quais quase 7.000 são agências próprias. A parceria visa facilitar o acesso dos segurados aos benefícios, tornando o processo menos burocrático, segundo a assessoria de imprensa do instituto.
Mais recente Próxima Caixa lança cartões pré-pagos empresas. Entenda como funcionam