Venda do TikTok nos EUA, queda de helicóptero em SP e mais: veja as notícias mais importantes do dia

Não deu tempo de acompanhar o noticiário? O GLOBO seleciona para você os cinco temas mais relevantes do dia e te oferece um cardápio do que há de melhor no site.

1. CERCO AO TIKTOK

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou recurso do TikTok, abrindo caminho para o banimento da rede social no país neste fim de semana. Uma lei aprovada durante o governo Joe Biden obriga a empresa a vender suas operações no país, sob alegação de risco à segurança nacional devido aos laços com a China. Prestes a voltar à Casa Branca, Donald Trump disse que tomará decisão sobre o aplicativo em breve.

Diante da incerteza, os americanos têm buscado aplicativos alternativos. Um dos destaques é o chinês RedNote. Brasileiros também têm aderido à nova plataforma.

2. TENSÃO GEOPOLÍTICA

O TikTok foi um dos temas de conversa telefônica entre Donald Trump e o presidente da China, Xi Jinping. Trump celebrou o diálogo, em tom que contrasta com suas ameaças anteriores de guerra econômica com os chineses: “Minha expectativa é de que resolveremos muitos problemas juntos”, declarou. Xi afirmou esperar um “bom começo” nas relações bilaterais.

A previsão de baixas temperaturas deverá mudar o protocolo da posse de Trump. A cerimônia deverá ser realizada no interior do Capitólio, e não ao ar livre.

3. O VETO DE MORAES

O ministro Alexandre de Moraes rejeitou recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro para reaver seu passaporte e comparecer à posse de Donald Trump. Moraes manteve a decisão em que citou risco de fuga. Bolsonaro teve o passaporte apreendido em fevereiro, no âmbito da investigação sobre tentativa de golpe de Estado.

Por ordem de Moraes, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, terá de explicar à Polícia Federal suas afirmações sobre conversas entre Bolsonaro e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, apesar de proibição imposta pelo STF.

4. OS PLANOS DE HADDAD

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) admitiu ter preocupação com a trajetória da dívida pública, mas ponderou que projeções do mercado nem sempre se concretizam. Haddad disse que o caminho é “trabalhar de forma estrutural”. Especialistas projetam que a dívida fechará o ano em 81,4% do PIB e crescerá ao menos até 2034.

Haddad disse achar caro o dólar acima de R$ 5,70 e expressou indignação com a onda de fake news sobre o Pix: “Agressão sem precedentes da oposição ao Estado brasileiro”.

5. ACIDENTE AÉREO

Equipes de resgate encontraram o piloto e uma menina de 12 anos que sobreviveram à queda de um helicóptero em Caieiras, na Grande São Paulo, na quinta-feira. Eles passaram a noite em uma área de mata fechada, aguardando socorro. Os pais da menina, André e Juliana Feldman, morreram no acidente.

Mais lidas do Globo

1

Política Governador de SC diz que cidade com 80% da população branca se destaca ‘pela cor da pele das pessoas’

2

Economia Pix: argentinos ficam encantados com modalidade de pagamento no Brasil

3

Tecnologia TikTok pode ser banido dos EUA a partir de domingo, decide Suprema Corte do país

4

Política Moraes manda Jorginho Mello prestar depoimento à PF após fala sobre contato entre Bolsonaro e Valdemar

5

Play Aos 57, ex-‘Zorra total’ Luciana Coutinho relembra conquista pessoal após posar nua e fala da reação do pai ao ver a revista: ‘Única preocupação’

Inscreva-se na Newsletter: Jogo Político

Inscrever