Rio de Janeiro tem aumento dos casos de Covid-19 e atendimentos nas UPAs
Nesta quarta-feira, a Secretaria de Saúde emitiu um alerta sobre o aumento dos casos de Covid-19 no estado. Dados do Panorama da Covid-19, coletados nas semanas de 14 de julho a 17 de agosto, mostram um crescimento significativo na quantidade de pessoas testando positivo para a doença e nos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Eleições 2024: polícia investiga se milicianos estão retirando propagandas de casas em Nova Iguaçu; veja vídeo Jogo sujo: Máquinas de bichos de pelúcia adulteradas suspeitas de serem operadas por organizações criminosas são alvos de operação
A taxa de positividade subiu de 3% para 8%, chegando a 11% na segunda semana de agosto. Além disso, o número de pessoas atendidas nas UPAs quase dobrou, passando de 239 atendimentos para 480 entre adultos e de 117 para 367 entre crianças.
Com o aumento dos casos, a Secretaria de Saúde reforçou a importância da vacinação e de medidas simples, mas eficazes, como lavar as mãos regularmente e usar máscaras em locais fechados ou com muitas pessoas.
“A vacina contra a Covid-19 está disponível nos postos de saúde e é essencial para evitar o agravamento da doença. Se tiver sintomas como febre, tosse ou dificuldade para respirar, procure uma unidade de saúde”, aconselha a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello.
Atenção dos municípios
Na semana passada, a Secretaria já havia alertado os municípios sobre o aumento nos casos. Embora não haja nova variante em circulação ou necessidade maior de leitos hospitalares, a Secretaria de Saúde destacou a importância de continuar adotando medidas de prevenção para evitar um novo pico da doença e aumento da variante XBB.
A Secretaria continuará monitorando a situação de perto e pede à população que mantenha os cuidados para evitar a disseminação do vírus.
Mais recente Próxima Caso Marielle: Conselho de Ética aprova relatório que recomenda perda de mandato de Chiquinho Brazão por envolvimento com o crime