Projeto oferece visita guiada e gratuita a Praça XV e a Pequena África, no Centro do Rio
No dia 24 de maio, moradores do Rio e turistas poderão participar gratuitamente de uma visita guiada à região da Praça XV, no centro da cidade, às 10h. No dia seguinte (25), às 13h30, o tour acontece na Pequena África, também no Centro, onde se concentrava o comércio de pessoas escravizadas. As visitas fazem parte do projeto “De portas abertas para o saber”, patrocinado pela prefeitura da cidade e pela Secretaria Municipal de Cultura, em que, durante três meses, serão oferecidas palestras, visitas guiadas e workshops gratuitos pelo Rio de Janeiro.
Veja Mais
Para conhecer o Rio de Janeiro dos anos 1800, na visita guiada da Praça XV, a história que envolve a Pequena África e o Memorial do Holocausto, com visita prevista para o dia 7 de junho, os interessados devem se inscrever no site Sympla. Por dia, serão disponibilizadas 30 vagas pelo projeto.
O projeto “De portas abertas para o saber” vai oferecer uma série de atividades para os cariocas a partir de maio. Na programação, que vai até julho, já estão previstas seis palestras, visitas guiadas e um workshop sobre sustentabilidade. Com a produção da Lumina Projetos e Experiências e Azebulun Laboratório de Conhecimento, a iniciativa promete proporcionar “ações que ajudam a democratizar o conhecimento”.
— Além disso, vamos promover projetos sociais que contribuam para o desenvolvimento das pessoas envolvidas e estimular a cultura local — diz Adriana Zebulun.
Um dos destaques do projeto serão as palestras: a primeira, sobre educação e autismo, que acontece no dia 22 de maio, no piso 0 do Shopping Leblon, às 17h, e terá a participação de Carla Jarlicht, psicóloga e especialista em literatura infantil, e de Dalva Tabacchi, mãe de um filho no espectro, que também lançará um livro na ocasião. As 60 vagas disponíveis também podem ser garantidas pelo site Sympla. Segundo a coordenação do projeto, o espaço terá “área exclusiva para cadeirantes e tradutores de libras”.
Os outros cinco encontros, sobre temas como artes, moda e turismo, acontecerão no mesmo local até o dia 24 de julho.
Também estão previstos cinco encontros de formação para Anfitrião Mirim com os alunos do curso de Turismo da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em locais como o Maracanã, o Bondinho do Pão de Açúcar e a Roda Gigante Yup Star. Ainda sem datas definidas. Outros três encontros para o desenvolvimento de habilidades profissionais para o setor da Economia Criativa estão previstos na Arena Dicró, na Penha, em parceria com o Observatório de Favelas.
O projeto “De Portas Abertas para o Saber” também é patrocinado “pelo Grupo Iter, PWC, em parceria com Alocc, TNA Gestão Patrimonial e Media Systems, com apoio do Shopping Leblon e Rio Soul Connection, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS”.
Mais recente Próxima Corpo de adolescente que estava sumido há dez dias é encontrado no mar da Barra