Análise | Qual o impacto para os estados da redução de royalties de pequenas e médias empresas?
Recentemente, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou, em 23 de setembro de 2021, a publicação da resolução que regulamentará a redução da alíquota de royalties como incentivo às empresas de pequeno e médio porte (PMEs).
“Os royalties são uma compensação financeira devida à União aos estados, ao DF, e aos municípios beneficiários pelas empresas produtoras de petróleo e gás natural no território brasileiro, (…) que incidem sobre o valor da produção do campo e são recolhidos mensalmente pelas empresas que participam do consórcio de operação dos respectivos campos, por meio de pagamentos efetuados à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) até o último dia do mês seguinte àquele em que ocorreu a produção”.
Na visão da ANP, a proposta visa a ampliar a atratividade econômica dos campos e a extensão de sua vida útil, mantendo seus benefícios socioeconômicos regionais, como geração de empregos, renda e arrecadação de tributos estaduais e municipais.
Além disso, a agência espera que ocorra um aumento da participação de PMEs nas atividades de exploração e produção, resultando em maior pluralidade de atores da indústria.
Here are several things that you levitra without prescription should aware so much, since they can be several undetected symptoms of prostate cancer. This condition is tadalafil overnight delivery an inability for getting or maintaining an erection stiff enough to perform sexual intercourse, you are suggested to take it. In just a few minutes of intake, the medicine gets ready to work and relieves the purchasing that buy levitra online problem to your mate and then go on consulting a good doctor for it and they will surely help you out from the condition, which make you feeling humiliated in the bed. If you have not read much about the medication, read on the article to find the answer. wholesale viagra from canadaA nova alíquota proposta será de 5% para campos operados por empresas de pequeno porte e de 7,5% para aqueles operados por grupos de médio porte, ante os 10% anteriores. A redução também poderá ser concedida a consórcios cujos membros sejam PMEs com participação igual ou superior a 75%.
Se efetivada, a medida implicará perda de aproximadamente 43% da receita potencial de royalties para os estados/municípios onde estão localizadas as produções das empresas de pequeno porte. A perda de receita potencial dos estados/municípios para as empresas de médio porte é da ordem de 21%.
Os estados potencialmente afetados pela medida da ANP são o Rio Grande do Norte, onde foram extraídos 15,170 mil boe/d em janeiro de 2021, Bahia (5,052 mil boe/d), Sergipe (3,601 mil), Espírito Santo (481 boe/d), Alagoas (245 boe/d) e Maranhão (28 boe/d).
O impacto será ainda maior na medida em que forem aprovadas pela ANP as transferências de operação dos ativos já desinvestidos pela Petrobras e para os demais ativos que estão colocados à venda. Isso porque, as PMEs tendem a utilizar esse instrumento de forma mais recorrente do que a estatal.